loading

Ciesp SBC apresenta ao prefeito Luiz Marinho propostas para o setor industrial

Mauro Miaguti e representantes do CIESP saíram otimistas do encontro

fotoNa segunda-feira, dia 2 de março, o Diretor Titular do Ciesp – Centro das Indústrias do Estado de São Paulo – regional de São Bernardo do Campo, Mauro Miaguti esteve no gabinete do prefeito da cidade, Luiz Marinho,  para entregar um documento com propostas cujo objetivo é compartilhar ações com o poder público municipal visando o desenvolvimento econômico do município.
Na comitiva de Miaguti estavam o 1º Vice-Diretor da entidade Hitoshi Hyodo; a 2ª Vice- Diretora Maria Célia Salles Ferreira, além de empresários, membros do conselho e da diretoria do CIESP-SBC: Cláudio Barberini Júnior (Alumbra), José Alcades Theodoro (Ingepal), José Rufino de Oliveira Filho (Steroc) e Rogério Rezende (Scania), além do gestor executivo da entidade, Ademir Gasparetto. Também participou do encontro o secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Jefferson José da Conceição.
O documento entregue ao prefeito foi elaborado pelos diretores e conselheiros do CIESP-SBC que representam o setor industrial no município. Ele foi dividido em sete itens considerados primordiais:

1. Competitividade Sistêmica – subdividido em infra-estrutura, estímulos aos investimentos produtivos, fomento ás exportações, cadeias produtivas e arranjos locais, integração entre os três setores: poder público, indústrias e terceiro setor.
2. Políticas de Apoio ao Empreendedorismo (com a criação do Manual do Empreendedor)
3. Inovação Tecnológica
4. Políticas Estruturantes
5. Imagem de São Bernardo do Campo
6. Bairro Cooperativa
7. Ações prioritárias e de curto prazo

Mauro Miaguti afirmou que o objetivo deste documento é auxiliar e construir um plano de ação que venha ao encontro dos interesses da comunidade empresarial, do poder público e da população.
O Prefeito Luiz Marinho agradeceu o grupo pelas propostas apresentadas e complementou: “Grande parte do que está neste documento está também em nosso programa de governo. Temos tudo para fazermos um trabalho em conjunto.” Marinho também ressaltou a importância de ser dar atenção ao Bairro Cooperativa, considerado um dos principais centros industriais da cidade, com mais de 100 indústrias instaladas.
O chefe do Executivo também chamou atenção para o excesso de burocracia existente em alguns setores: “Eu tenho uma convicção de que o poder público precisa facilitar para que as coisas aconteçam, precisa diminuir a burocracia.” Ele exemplificou com a demora que algumas indústrias enfrentam com a questão do licenciamento ambiental: “Claro que precisamos recuperar as nossas represas, mas não pode demorar dois anos para sair o licenciamento ambiental. Precisamos destravar esses gargalos.” 
Sobre a questão ambiental o prefeito Luiz Marinho informou que São Bernardo do Campo vai receber uma das maiores agências da CETESB, uma agência compatível existe apenas no Chile. Essa agência vai funcionar como um centro de pesquisas tecnológicas e é uma importante conquista para a região.
A crise financeira mundial também foi pauta do encontro. O prefeito propôs um debate com empresários para que sejam encontradas formas criativas de vencer o problema. Para Luiz Marinho está na hora dos empresários trabalharem de maneira solidária, ponto em que Mauro Miaguti também concorda: “O momento é de união, de quebrarmos os paradigmas existentes.”
Os representantes do CIESP-SBC concordaram também quando prefeito propôs uma mobilização das empresas no sentido de potencializar projetos sociais de forma planejada.
O Diretor Titular do Ciesp-SBC saiu otimista do encontro. Ele acredita que tanto o Ciesp, quanto a Prefeitura somam esforços para fazer uma cidade melhor através do desenvolvimento econômico: “O entendimento entre ambas as partes mostra que estamos do mesmo lado, pensando da mesma forma. Espero que a gente consiga também convencer as empresas e entidades para que participem desse movimento.”
No final do encontro tanto o prefeito, quanto o Diretor Titular do CIESP se propuseram a manter um diálogo a cada dois meses para aperfeiçoar as metas propostas durante o encontro.


Comentários fechados

Wp Plugin by capn3m0